No entanto, se o 13º salário não for bem utilizado, ele pode desequilibrar ainda mais a sua vida financeira. Por lei, a primeira parcela do benefício deve ser paga até o dia 30 de novembro, segundo a segunda liberada até o dia 20 de dezembro.
Neste sentido, saber como usar o 13º salário é essencial para começar o ano com o pé direito, com muita prosperidade e dinheiro no bolso. Sendo assim, trouxemos algumas dicas incríveis que vão te ajudar a organizar essa renda extra para ter um ano novo tranquilo. Confira abaixo!
1 – Quite as dívidas
No fim de ano, é essencial olhar se o seu orçamento conta com dívidas de financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, cheque especial, entre outros. Dessa forma, é um sinal de que o 13º salário pode ser usado para fazer esses pagamentos. Na vida financeira, sair das dívidas é o primeiro passo para ter organizações sobre os seus gastos.
Neste sentido, quando receber o 13º, negocie com os seus credores o pagamento antecipado dos contratos e, caso estejam em atraso, proponha um acordo para reduzir os juros e acabar com a dívida.
No entanto, se os contratos estiverem em dia, escolha por quitar os contratos de maior prazo e taxas de juros. Uma dica interessante é sempre quitar as últimas parcelas, pois o desconto dos juros, em eventual antecipação, diminui o saldo da dívida e reduz o número de parcelas.
2 – Faça investimentos
Após quitar todas as suas dívidas, chegamos ao segundo ponto, pois é um excelente momento para fazer uma carteira de investimentos ou ampliar seus investimentos atuais. Para isso, monte uma reserva de emergência, que deve conter, no mínimo, 3 a 6 vezes suas despesas mensais.
Sendo assim, para ter sucesso nos investimentos, é ideal buscar aplicações com menor grau de risco e maior liquidez. Como imprevistos são comuns no começo do ano, apostar em investimentos com resgate imediato é uma boa pedida.
Por outro lado, caso você já invista, busque equilibrar seu portfólio aplicando em diferentes categorias de investimentos, para aumentar seu patrimônio.
3 – Planeje seu próximo ano
Uma boa maneira de usar o 13º é para realizar sonhos, seja a compra de uma casa ou até mesmo a qualificação profissional tão desejada. Neste sentido, quando você não tiver mais dívidas, já é a hora de começar a planejar as financeiras do próximo ano.
Sendo assim, a melhor recomendação é avaliar seu projeto para o ano que vem, usando também o dinheiro para realizar alguns sonhos. Além disso, esse tipo de planejamento, quando bem montado, é um incentivo para você ir também realizando pequenas metas ao longo do ano.
No mais, ter um planejamento para o ano seguinte é uma excelente opção para não cair em novas dívidas, afinal, você saberá como anda a sua saúde financeira e onde errou nas finanças no ano anterior.
4 – Planeje o que vai fazer com o 13°
Nos últimos anos, os efeitos da pandemia assombram muitas famílias, que viram suas finanças desestabilizadas devido a situações inesperadas. Neste sentido, saber como usar o 13º é uma boa opção para não contrair mais problemas.
Sendo assim, a melhor recomendação é aproveitar a entrada do 13º para fazer seu planejamento de fim de ano, especialmente avaliando seus custos fixos e despesas inesperadas. Por fim, quando esse planejamento não é feito, alguns problemas podem surgir, e você começará o seu ano com o pé esquerdo.