7 dicas para você encerrar o ano com as finanças em dia

Em 2022, o endividamento brasileiro bateu recorde, com mais de 45% da população endividada. Sendo assim, muitas pessoas aproveitam do 13º salário para quitar as dívidas, mas, se usado incorretamente, ele poderá trazer mais problemas do que soluções.

Por isso, ter um bom planejamento financeiro, feito com antecedência, pode amenizar os impactos dos gastos no orçamento neste fim do ano. Além disso, como a Copa do Mundo, muitas pessoas estão gastando sem saber do amanhã. Portanto, confira algumas dicas para encerrar o ano com as finanças em dia!

1 – Faça um diagnóstico financeiro

O primeiro passo para ter um fim de ano tranquilo é fazer um diagnóstico financeiro e saber exatamente como está sua situação financeira. Assim, você perceberá se está endividado, equilibrado ou no nível investir. Em seguida, ficará mais fácil saber o que fazer para melhorar a situação, ou continuar, se as finanças estiverem indo bem.

2 – Faça os ajustes necessários na sua renda

Agora que você já analisou todos os seus gastos, uma boa recomendação é fazer uma análise do que pode ser cortado do dia a dia. Assim, você pode eliminar vícios e gastos supérfluos, para direcionar esse valor para a realização de sonhos ou cumprimento de metas.

3 – Anote todos os seus gastos

Não tem jeito. Quando falamos de planejamento financeiro, conferir tudo o que está sendo gasto é essencial para encerrar o ano com as finanças em dia. Sendo assim, mesmo que estejamos no fim de ano, comece o hábito de anotar os seus gastos, para descobrir onde você anda gastando demais.

4 – Comece a guardar dinheiro

No fim de ano, é comum as pessoas prometerem guardar dinheiro no ano que vai chegar. No entanto, não deixe para depois o começo desse hábito! Isso porque, se aguardamos sobrar dinheiro para começar a guardar, talvez esse momento nunca chegue. Por isso, tenha em mente que qualquer valor guardado já é um bom sinal para sua reserva de emergência.

5 – Estabeleça metas financeiras para 2023

Na prática, devemos ter metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Normalmente, essas metas são essenciais para realizar sonhos, afinal, como poderemos juntar dinheiro se não saberemos como ele será usado? Por isso, antes do ano acabar, planeje suas metas financeiras para o ano que vem.

6 – Cuidado com a Copa do Mundo

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada em novembro. No entanto, devido a empolgação somada ao fim do ano, muitas pessoas estão gastando por impulso, ou seja, pode acabar trazendo problemas para o fim de ano.

Sendo assim, comprar itens desnecessários ou por impulso, como camisas oficiais, uma nova televisão ou até mesmo assinar plataformas de streaming, pode não ser a decisão mais vantajosa para sua realidade. Por isso, tenha cuidado com os gastos quando for acompanhar o evento.

7 – Controle os seus gastos de Natal

Com o fim de ano chegando, a programação de Natal sempre é prioridade para muitas famílias. Contudo, é necessário ter atenção redobrada para não gerar demasiadas despesas, pois isso pode causar um começo de 2023 com pouco dinheiro.

Dessa forma, para encerrar o ano com as finanças em dia, coloque no papel tudo o que é necessário para ter um Natal tranquilo. Isso porque algumas recebem o 13º e decidem gastá-lo de uma vez só para ter a ceia mais bonita. Embora pareça tentador, isso pode acabar com suas finanças.

Por fim, não use o dinheiro para quitar todas as suas dívidas, pois você poderá contrair mais dívidas, já que nessa época é necessário comprar diversos itens, como roupas, sapatos e, é claro, a ceia de natal. Além disso, evite os parcelamentos, pois eles te fazem começar o ano bastante endividado!

Deixe um comentário