Um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) apontou que, no Natal 2022, R$66,6 bilhões irão circular pelo comércio. Em suma, essa época é o momento onde o comércio mais vende – assim como mais realiza promoção para os consumidores.
No entanto, sair comprando por impulso nessa época pode trazer grandes prejuízos. Por isso, para que você tenha um ano novo tranquilo, confira algumas dicas para economizar na hora de comprar os presentes de Natal!
1 – Elabore um orçamento de Natal – poupar nos presentes de Natal
Antes de saber quanto gastará nos presentes de natal, é fundamental analisar outros gastos fixos desse mês. Nesse sentido, não dá para priorizar os presentes e deixar contar importantes de lado, como água, energia, água, entre outros.
Criando um orçamento para o Natal, você considera os custos das suas despesas. Por isso, coloque tudo no papel antes de começar a comprar os presentes, para esse dinheiro não faltar no seu orçamento.
2 – Crie presentes de Natal
Uma maneira fácil de poupar nos presentes de Natal é inovar, criando seus próprios presentes. Basicamente, os presentes artesanais são uma ótima maneira de demonstrar afeto, afinal, eles foram criados com suas mãos.
Por isso, ao invés de comprar presentes caros, você pode confeccionar um álbum de fotos, postais personalizados, cartas, além de outros itens decorativos artesanais. Dessa forma, além de economizar com os presentes, você ainda entrega um presente charmoso e com um toque super pessoal.
3 – Compare os preços
Na hora de sair para pesquisar preços, é necessário conferir quais lojas estão com as melhores promoções, para economizar os presentes. Dessa forma, além de economizar, ainda podemos descobrir estabelecimentos novos, com itens nunca vistos antes.
Além disso, você pode consultar alguns sites de comparativos de preços, como o Buscapé, por exemplo. Inclusive, é essencial saber quais tipos de presentes serão dados, para não comprar nenhuma coisa por impulso.
4 – Elabore uma lista de presentes
Seguindo a linha do tópico anterior, antes de começar a comprar os presentes, tenham em mente o que será dado aos seus convidados. Na prática, essa dica também vale para outros itens, como as compras da ceia de Natal, por exemplo.
Nessa parte, é super interessante reunir a família para decidir como serão os presentes de Natal. Além de economizar com os presentes escolhidos, você ainda cria um momento em família super especial e marcante.
5 – Evite parcelamentos
No fim de ano, é comum ficarmos apreensivos se nossa renda cobrirá todos os gastos do Natal. Dessa forma, o parcelamento surge como uma solução milagrosa para comprar presentes e outros itens indispensáveis para a data. No entanto, esse barato pode sair muito caro!
Isso porque, além de começarmos o ano seguinte com dívidas, o parcelamento ainda nos faz comprar mais, afinal, tudo “dará para parcelar”. Normalmente, nem sempre podemos pagar tudo à vista, mas, a melhor opção é só parcelar o que for realmente necessário.
6 – Poupe o seu 13º salário
Com o fim do ano, a maioria dos trabalhadores recebe o 13º salário. Assim, usamos o dinheiro para pagar dívidas, comprar itens essenciais para a ceia e, é claro, comprar os presentes de Natal. Porém, uma boa maneira de poupar nos presentes de Natal é não usar o seu 13º salário por completo.
Na verdade, você pode até pensar que isso é melhor, afinal, não teremos mais dívidas depois. Entretanto, ao gastar todo o 13º, é possível que falte dinheiro para outras coisas e, consequentemente, você terá mais dívidas. Portanto, use o seu salário para comprar presentes de Natal, mas não o use por inteiro!