Pesquisa é fundamental para reduzir despesas com material escolar

Um levantamento da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares, apontou um aumento entre 15% e 30% no material escolar para o próximo ano. Neste sentido, muitos pais sabem que comprar o material em cima da hora pode ser um grande rombo financeiro, afinal, os preços disparam quando chega em janeiro.  Sendo assim, é necessário ter atenção a vários detalhes na hora de comprar material escolar. Por isso, separamos uma lista com algumas dicas incríveis para te ajudar a reduzir despesas com material escolar, sendo que algumas delas você pode colocar em prática agora mesmo! Confira abaixo.

1 – Compre no atacado – reduzir despesas com material escolar

Uma dica interessante para poupar na hora de comprar material escolar é comprar em atacado. Geralmente, pode até ser mais difícil fazer isso devido à grande quantidade de itens que devem ser comprados dessa forma, mas dividas as compras e as despesas com outros pais gera grande economia.

Dessa forma, a dica é sempre conhecer os pais dos colegas do seu filho, juntar um grupo e começar a comparar listas de material escolar, para encontrar itens em comum. Fazendo isso, você conseguirá pesquisar diversos materiais e, em relação aos mais baratos, ficarão ainda melhores quando comprados em atacado.

2 – Analise o que está sendo pedido na lista

Nem todos os pais sabem, mas itens de uso comum ou que não serão usados diretamente pelo aluno não devem constar na lista de material escolar. Na verdade, fazer esse tipo de exigência enquadra a escola em uma prática abusiva, sendo, inclusive, proibida pela Lei n.º 9.870/99. Além disso, a escola não pode exigir materiais escolares de um determinado estabelecimento ou marca específica.

Sendo assim, confira alguns itens proibidos de serem solicitados em uma lista de material escolar:

  • Álcool;
  • Balões;
  • Bolas de sopro;
  • Plástico bolha;
  • Bastão de cola quente;
  • Botões;
  • Cotonete;
  • Maquiagem;
  • Lantejoulas;
  • Fita dupla face;
  • Fita adesiva;
  • Flanela;
  • Fita para impressora.

Portanto, caso um desses itens sejam solicitados na lista do seu filho, procure seus direitos.

3 – Compre material escolar no fim de ano

Como mencionado, os preços dos materiais escolares vão aumentar em janeiro. Isso porque, com tanta gente querendo os mesmos itens, é difícil encontrar bons preços. No entanto, comparando novembro e dezembro, as papelarias estão vazias, consequentemente, os preços estão mais acessíveis. Além disso, você também pode usar o seu 13º para conseguir economizar nas finanças do começo do ano.

4 – Pesquise preços em diferentes lojas

Assim como é uma boa comprar material escolar no fim de ano, essa época permite uma coisa muito legal: a pesquisa de preço. Neste sentido, consulte diversas papelarias e lojas da sua região, para saber onde está mais barato o material escolar.

Além disso, confira também sites ou lojas virtuais, que podem oferecer um bom desconto, dependendo da data da compra. Contudo, é sempre necessário verificar o prazo de entrega, além de sempre comprar em lojas especializadas, pois os preços são mais acessíveis.

5 – Fracione as compras durante o ano

Uma dica interessante para reduzir despesas com material escolar, é comprar alguns itens ao longo do ano. Isso porque alguns itens não precisam ser comprados de imediato e, dessa forma, é possível diluir os gastos ao decorrer do ano.

Para isso, converse com os profissionais da escola e descubra quais materiais serão usados nos primeiros meses. Assim, outros itens, como uniforme, por exemplo, você deixa para comprar quando as aulas estiverem perto de começar.

Deixe um comentário