Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que, atualmente, 75,6% das famílias brasileiras estão endividadas. Neste sentido, com as festas de fim de ano, é comum esquecer essa situação e, consequentemente, contrair novas dívidas. Veja mais sobre finanças em dezembro.
Além disso, os trabalhadores recebem o 13º salário neste período e, normalmente, não sabem como usá-lo. Por isso, para que você possa ter um fim de ano tranquilo, separamos algumas dicas de como não perder o controle das finanças em dezembro. Confira abaixo!
1 – Tenha um planejamento financeiro – Finanças em dezembro
Na prática, ter um planejamento financeiro é essencial em todo o ano, não somente em dezembro. No entanto, nessa época, as pessoas prometem que serão mais cuidadosas com as próprias finanças e, assim, começa o seu planejamento financeiro anual.
Sendo assim, para não perder o controle das finanças em dezembro, nem em 2023, em cada mês, monte uma tabela com seus ganhos e descreva quais são os seus gastos fixos, como contas de luz, telefone, água, aluguel, entre outros.
Após subtrair os ganhos pelos gastos, você terá o valor disponível para gastos variáveis. Basicamente, essa é uma forma simplificada de fazer um planejamento, mas será bastante útil para te dar uma visão ampla do que você pode ou não gastar durante o fim do ano.
2 – Não compre por impulso
Em dezembro, as lojas começam com as promoções natalinas, e somos atraídos por preços baixos e parcelamento. No entanto, é essencial não cair nessas tentações, pois o perigo do endividamento é muito grande. Inclusive, vale ressaltar que o Natal é a principal data para o comércio, ou seja, tudo é feito para que você compre mais.
Dessa forma, para fugir das compras por impulso, é recomendado que você crie uma lista de presentes ou itens para o Natal, e não saia dela. Além disso, busque lojas e mercados mais acessíveis para as suas compras, pois os shoppings centers não são uma boa opção para compras de fim de ano.
3 – Procure comprar com antecedência
Tudo bem que nem sempre é possível, mas deixar para fazer as compras de fim de ano de última hora é muito arriscado. Isso porque muitas lojas e supermercados aumentam os preços nessa época, especialmente na véspera de Natal.
Dessa forma, uma boa dica é sempre tentar comprar alguns itens no começo de dezembro, pois você comprará pelos valores comuns do comércio, sem pagar a mais pela data comemorativa.
4 – Pesquisa antes de comprar
Uma das vantagens da internet é poder comparar preços e, consequentemente, levar o mais barato. Atualmente, as grandes lojas e até mesmo comércios de bairro, possuem sites online, ou pelo menos Instagram. Dessa forma, começar sua pesquisa por eles é fundamental para controlar as finanças em dezembro.
Além disso, existem alguns sites que te ajudam na comparação de produtos e serviços com o menor preço, como o Zoom, Buscapé e BondFaro. Caso não consiga ter acesso, você pode ir ao centro da cidade alguns dias antes das suas compras, para saber como estão os preços.
5 – Evite o parcelamento
Quando o fim de ano chega, é garantido comprar presentes e itens para a ceia de Natal. Nessa época, muitas pessoas recorrem ao parcelamento para comprar o que for necessário, mas a verdade é que ele é uma dívida inteira para o ano seguinte.
Dessa forma, como o cartão de crédito é uma grande fonte de endividamento, evite os grandes parcelamentos, para ter mais controle das suas faturas mensais. Por fim, mesmo que pareça tentador, busque comprar parcelado somente o indispensável, para não começar o seu ano novo com novas dívidas.