Veja 5 modelos de carros elétricos que mais valem a pena comprar

Os modelos de carros elétricos já são uma realidade em todo o mundo. Em uma época de agravamento da crise ambiental e aumento dos preços dos combustíveis, o sistema de energia é uma opção atraente para cada vez mais pessoas.

Se você planeja investir em um veículo elétrico, este artigo pode ajudá-lo. Preparamos uma lista com os modelos de carros elétricos já disponíveis no país que, dependendo do seu perfil, podem ser uma boa escolha. Continue conosco e leia o artigo até o final.

Como funcionam os modelos de carros elétricos?

Os modelos de carros elétricos funcionam por meio de propulsão elétrica. Eles também são conhecidos internacionalmente como BEVs, um acrônimo para Battery Electric Vehicle. Vale a pena notar que os carros elétricos já estavam em produção no início de 1900. No entanto, os avanços na tecnologia de combustível, especialmente a gasolina, permitiram que eles fossem substituídos.

A partir da década de 1990, os modelos de carros elétricos voltaram a ser explorados como uma opção interessante para a proteção do meio ambiente. A indústria automotiva está começando a desenvolver novas baterias de lítio para tornar esses veículos cada vez mais autônomos.

Em 2018, uma pesquisa mostrou que havia 5,3 milhões de veículos elétricos de passageiros em circulação em diferentes países do mundo. Mesmo que sua tecnologia ainda seja cara no momento, eles podem compensar a longo prazo devido à economia com o uso de combustíveis tradicionais.

Quais são os 5 modelos de carros elétricos que mais valem a pena?

A seguir, listamos as melhores opções de modelos de carros elétricos disponíveis no mercado, que tange a relação entre custo e benefício. Confira quais são eles:

1. Volvo XC40

O XC40 Recharge da Volvo apareceu em vários índices como o carro elétrico mais vendido do país. É uma caminhonete SUV com motor elétrico de 408 cv e 67,3 kgfm. O XC40 tem autonomia de 418 quilômetros após o carregamento, e o processo de carregamento pode atingir 80% da potência total em apenas 40 minutos. Além disso, o carro também é equipado com uma série de equipamentos como painel de instrumentos digital e piloto automático. (Veja mais detalhes sobre o Volvo XC40).

2. Renault Kangoo

O Kangoo é um Renault, ideal para transporte de cargas e passageiros: tem cinco lugares e amplo espaço traseiro – até 650kg de carga. O carro está equipado com um motor elétrico com 44 kW de potência e 225 Nm de torque. Sua bateria é de 33 kWh, permitindo que o Kangoo atinja uma autonomia de 270 quilômetros antes de exigir um novo ciclo de bateria.

Outra característica interessante deste carro é que ele utiliza frenagem regenerativa para alimentar a bateria quando o motorista tira o pé do acelerador. No entanto, também pode ser transportado na estação, se necessário. (Confira aqui)

3. Volvo C40

O C40 da Volvo é o “irmão” mais sofisticado do XC40. É um carro compacto de porte médio, semelhante em tamanho e porta-malas a um Jeep Compass. Seus destaques são seu motor silencioso e sua agilidade na estrada. Equipado com dois motores de 408 cv e 660 Nm combinados, é um carro majestoso que pode ganhar alta velocidade em pouco tempo. Em condições ideais, sua autonomia é de 440 quilômetros. Além disso, possui piloto automático e assistente de direção, que podem ajudar bastante em determinados momentos. (Confira mais informações sobre este modelo).

4. JAC e-JS1

O JS1 da JAC Motors é uma opção relativamente barata entre os veículos elétricos disponíveis no país. Tem bateria de 30,2 kWh que a faz produzir 62 cv e 15,3 kgfm. É um veículo menor, lembrando um pouco o Up! da Volkswagen. Segundo a fabricante, ele tem autonomia de 302 quilômetros, o que o torna um carro mais adequado para rodar na cidade. Adicione a isso menor potência e uma velocidade máxima de 110 km/h. (Saiba mais sobre o modelo).

5. Mini Cooper SE

O charmoso Mini Cooper também está disponível na versão elétrica, que foi lançada em março de 2021. Seu motor desenvolve 184 cavalos de potência e o veículo é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 32,6 kWh. Segundo o fabricante, o carro tem autonomia de até 234 km e velocidade máxima de 150 km/h.

Assim como JS1, é mais adequado para a cidade. Em comparação com o Mini Cooper tradicional, o carro é equipado com uma nova grade e faróis de LED com um novo design. Além disso, recebe pneus extra run-flat, sensor de chuva e seis airbags. (Veja mais informações).

Deixe um comentário